APRENDENDO BATERIA DO ZERO 

Projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc/Prefeitura de Andradas, o minicurso tem como objetivo oferecer de forma gratuita uma série de videoaulas de iniciação ao estudo de bateria, visando atender um público muitas vezes desassistido, como bateristas autodidatas, instrumentistas (diversos instrumentos) e cantores; sobretudo leigos que tenham interesse e/ou curiosidade sobre o ensino e aprendizagem de bateria.

AULA 1

Nesta primeira aula falo um pouco sobre o surgimento do instrumento, apresento os nomes das peças da bateria e também já mostro como estudar sem possuir instrumento em casa. 

AULA 2

Nessa segunda aula vou falar sobre como tomar as baquetas, e explicar um pouco sobre uma maneira que acredito ser bastante efetiva para iniciar o estudo de bateria. Sugiro que pratique o movimento de forma lenta, e atentamente para todos os detalhes que explico no vídeo, tais como: relaxamento da mão; movimento do braço; tocar a baqueta na pele e não segurar (colar a baqueta); a baqueta deve dar um único toque, e não repicar; ombros relaxados;

AULA 4

Nessa 4ª aula, trago uma série de exercícios inspirados no Prof. Ted Reed, dos quais acredito serem extremamente importantes para uma boa iniciação ao instrumento, pois trabalha a coordenação motora entre caixa e bumbo, contagem (1e2e3e4e) fortalece a noção espacial para uma melhor compreensão da leitura, e o trabalho de sincronização entre bumbo e baixa.

AULA 3

Nessa aula eu proponho alguns exercícios técnicos essenciais para que vocês desenvolvam uma boa relação entre a pegada de baqueta, movimento sugerido para o toque (aula 2), sonoridade do toque na pele da caixa. Ademais, sugiro ainda um exercício que trabalha a coordenação motora, exercitando caixa, bumbo e chimbal.

AULA 5

Nessa aula "por fim" chegamos ao momento mais esperado - fazer ritmo na bateria, tocar uma levada de rock!!! Sim!! Concordo que essa parte é a mais legal, e a que mais gostamos de fazer, isto é, tocar ritmos, tocar com nossos amigos, colocar em prática o porquê de estarmos tocando este instrumento. 1ª Dica - Ainda que esteja tocando os ritmos, mantenha-se atento aos exercícios anteriores como: Postura, tensão e relaxamento da mão, toque na caixa sem repicar a baqueta, sobretudo a sonoridade que está tirando do instrumento (caso possua instrumento). 2ª Dica - Pratique muitas vezes cada levada, até que esteja seguro, e assim passe a tocar 4x no chimbal e 4x no prato de condução.

AULA 6

Partindo da ideia que vocês já estudaram as variações de rock, e estão tocando de forma segura. Nessa aula proponho inserir um elemento novo, a marcação do tempo (pulsação) no pé esquerdo (chimbal). Conforme explico no vídeo, enquanto estiver conduzindo o ritmo no chimbal (HH), a marcação deverá ser realizada pelo movimento de calcanhar, isto é, os pratos permanecerão fechados. Quando a condução for para o prato de condução, aí sim, a marcação deverá ser feita pisando.

AULA 7

Oi pessoal, tudo bem? Adiantando um pouquinho o conteúdo sobre levadas de rock, nessa 7ª aula proponho variações que apresentam em sua construção, notas localizadas fora da condução executada pelo chimbal, o que certamente expandirá seu repertório de levadas.

AULA 8

Chegando ao final desse minicurso "Aprendendo Bateria do Zero", nesta oitava e última videoaula, proponho a inserção da marcação do tempo no chimbal (HH), ora marcando o calcanhar , ora pisando, conforme realizado na aula 6, Espero ter contribuído de alguma forma, a proposta desse projeto foi realmente proporcionar o livre acesso de informações relacionadas a iniciação dos estudos de bateria. Agradecimentos especiais a Prefeitura de Andradas, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Lei Aldir Blanc.

Para dúvidas entre em contato

+55 35 991923813

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Obrigado! Mensagem enviada.

Copyright © 2020 Eduardo Sueitt . All Rights Reserved.