top of page
XVII_BDMG-INSTRUMENTAL_00242.jpg

SOBRE

Baterista, compositor, pesquisador e educador

News

Prêmios

* Vencedor do prêmio BDMG Instrumental (2017)

* Projeto selecionado pelo edital Ibermusicas para realização de oficinas de música em Santiago do Chile (2019)

 

Natural de Espírito Santo do Pinhal, foi na pequena cidade de Santo Antônio do Jardim, situada no interior de São Paulo, que o baterista se criou, fincou suas raízes e deu início à sua história musical.

Desde muito cedo se sentiu seduzido pela percussão ao acompanhar de longe os ensaios da fanfarra municipal, e suprindo este fascínio pelos tambores, ainda com seis anos de idade, sua madrinha o presenteou com um surdo, alavancando então o seu ingresso junto a fanfarra da cidade, onde permaneceu durante anos tocando diversos instrumentos como zabumba, caixa, repique, corneta e lira cromática. Aos quatorze anos iniciou seus estudos de bateria, buscando orientação com músicos da região e em pouco tempo passou a tocar profissionalmente em algumas bandas de baile e duplas sertanejas, se apresentando em muitas cidades do interior. Anos mais tarde, teve seu primeiro contato com a música instrumental brasileira e o Jazz ao ingressar no renomado Conservatório de Tatuí.

Em 2006 mudou-se para São Paulo com objetivo de buscar novos desafios e diferentes caminhos, ingressando na Faculdade de Música Carlos Gomes, onde graduou-se nos cursos de Bacharelado em Bateria e Licenciatura Plena em música. Durante este processo de formação, os laços se expandiram e o músico começou a se apresentar em casas de shows e teatros na capital paulista. Já dividiu palcos e gravações com artistas como Agnaldo Rayol, Joanna, Renato Braz, Celso Lago, Manolo Otero, Ivânia Catarina, Paulinho Pedra Azul, Zé Alexandre, André Marques, Heraldo do Monte, Alessandro Penezzi, Fabio Gouvea, Rodrigo Ursaia, Enéias Xavier, Fabio Leal, dentre outros.

Em 2015 lançou seu primeiro disco autoral intitulado Eduardo Sueitt Quinteto - "Enlevo dos Pinhais", ao lado de Paulio Celé (guitarra), Sá Reston (contrabaixo), Dô de Carvalho (saxofone), Reynaldo Izeppi (trompete) e participação especial do pianista André Marques.

Em 2017 se consagrou como um dos vencedores do XVII Prêmio BDMG Instrumental dividindo o palco com os músicos Paulio Celé (guitarra), Sá Reston (baixo), Bernardo Fabris (sax e flauta) e Dô de Carvalho (sax e flauta). Em 2019 apresentou seu projeto autoral Eduardo Sueitt & Grupo no conceituado Encuentro Internacional de Musicos Jazz a la Calle em Mercedes-Uruguai, e no mesmo ano ministrou uma série de oficinas sobre ritmos brasileiros no Projazz Instituto Profesional em Santiago do Chile, projeto viabilizado pelo programa Ibermusicas/Funarte. Ainda em Santiago, o músico esteve a frente de uma Masterclass sobre ritmos brasileiros direcionada à estudantes do curso de música da Universidad UNIACC.

Atuou como coordenador e professor da sala de bateria no Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA- Brasil/2020).

Atualmente integra o grupo Jazçur, projeto que reúne músicos de quatro países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil e Equador) promovendo um intercambio cultural sob o viés da música instrumental sulamericana, e que, em 2022 lançou seu primeiro álbum autoral viabilizado pelo programa Ibermusicas;

No campo da educação Eduardo atua como docente no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e Professor de bateria no Conservatório Musical Antonio Ferrucio Viviani em Poços de Caldas-MG.

IMG_9506.jpg
bottom of page